Imprimir PDF

Assessoria

Alternativas para uso de programas

Softwares de domínio público ou de acesso livre já podem ser utilizados

A FAPESP resolveu ampliar as alternativas disponíveis para que seus assessores emitam por via eletrônica os pareceres iniciais ou de acompanhamento dos projetos de pesquisa sob sua avaliação, em qualquer das linhas de fomento da Fundação. Agora, programas que são de domínio público ou de acesso livre também podem ser utilizados, decisão que, aliás, atende a demandas originárias da comunidade científica paulista. Quem quiser continuar utilizando o Word pode fazê-lo porque a idéia por trás da inovação no sistema é justamente dar mais liberdade de escolha ao assessor.

Os novos formulários estão à disposição na página da FAPESP (saturno.fapesp.br) em três formatos: *.doc (documento do Microsoft Word), *.html (documento padrão Internet) e *.sdw (documento do Staroffice). A assessoria poderá optar pelo formato que considerar mais adequado. Os novos formulários *.doc, ao contrário dos antigos, permitem todo tipo de formatação de texto.

Embora seja muito conveniente para a FAPESP a recepção dos pareceres nesses formulários e em versão impressa, os assessores devem se sentir à vontade para imprimir os formulários e utilizá-los para uma versão manuscrita do parecer. Ou, até mesmo, fazer sua manifestação em estilo livre, sem utilização dos formulários, desde que contemplando todos os quesitos de avaliação que deles constam.

Republicar