SCIELO

Print Friendly

Dança e educação somática

ED. 176 | OUTUBRO 2010

 

No artigo “O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo”, a pesquisadora Eloisa Domenici, da Universidade Federal da Bahia, destaca a sinergia entre a educação somática (corporal) e a dança, como um subespaço de produção de conhecimento qualificado sobre o corpo. A autora considera que as práticas de educação somática possibilitaram novos caminhos de investigação e criação, alterando profundamente os modos de fazer dança, para além da clássica epistemologia mecanicista em que se pauta o treinamento corporal tradicional. A hipótese da autora é de que essa zona híbrida entre arte e ciência vem desestabilizando concepções importantes, tais como memória, cognição, movimento, hábito, natureza, cultura, entre outros, produzindo importantes subsídios na direção de novas epistemologias sobre o corpo.

Pro-Prosições – vol. 21 – nº 2 – Campinas – maio/ago. 2010 

Link para o artigo


Matérias relacionadas

ARTES CÊNICAS
Áreas de teatro, dança e performance atuam conjuntamente
DANÇA
Companhia de dança usa jogos e improvisação nas apresentações
DANÇA
Grupo da USP traduz os princípios do Tanztheater alemão