FOTOLAB

Print Friendly

A floresta renasce

ED. 240 | FEVEREIRO 2016

 

Fotolab_Imagem_088Parece um mero matagal? Não para um especialista em regeneração florestal. Nesta foto, o biólogo Sergius Gandolfi enxerga polinizadores, dispersores de sementes e uma variedade de microambientes. Passados 30 anos do início do projeto de restauração dessa área de floresta em Iracemápolis, no interior paulista, sementes de paineira envoltas nas características fibras brancas e plantas muito jovens, em meio a troncos de árvores adultas, são sinais de sucesso. “A restauração se dá quando os processos ecológicos que criam e mantêm as populações típicas daquela vegetação são recuperados”, explica o pesquisador, e as sementes são sinal disso. “Espécies como os jequitibás florescerão 20 anos após o plantio e só então jogarão sementes no solo.”

Imagem enviada por Sergius Gandolfi, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP)

Se você tiver uma imagem relacionada à sua pesquisa, envie para imagempesquisa@fapesp.br, com resolução de 300 dpi (15 cm de largura) ou com no mínimo 5 MB. Seu trabalho poderá ser selecionado pela revista.


Matérias relacionadas

AMBIENTE
Mata Atlântica volta a crescer no Vale do Paraíba
GILSON MOREIRA
Larvas induzem planta do Pampa gaúcho a produzir galhas
MARIA DE FÁTIMA ANDRADE
Poluição do ar na cidade de São Paulo diminuiu nos últimos 30 anos