CARTAS

Print Friendly

Cartas | 241

ED. 241 | MARÇO 2016

 

Edição de DNA
Vi em Pesquisa FAPESP (edição 240) o texto sobre a técnica CRISPR-Cas9. Gostaria de expressar minha satisfação em ler a reportagem, assim como em ser financiada pela FAPESP para desenvolvê-la.

Natalia Nardelli Gonçalves
Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos/USP

Pirassununga, SP

***

Revista
Que delícia de revista! Obrigado por enviar.

Ruth e Victor Nussenzweig
Universidade de Nova York
Nova York, Estados Unidos

***

Tabela periódica
O esmero na reportagem “À procura dos números mágicos” (edição 240) deve ser elogiado. Conseguiu conjugar o fato notório da confirmação dos quatro elementos químicos no início do ano com a história da tabela periódica, coroando, ainda, com a reprodução de parte do texto de Oliver Sacks e sua devoção ao tema. Interessante constatar a confirmação mútua, pois a física busca a estabilidade do núcleo, por meio dos números mágicos do título, e a química tinha expectativas quanto à estabilidade do átomo. Ou seja, o elemento 118 que completa o sétimo período deveria ter as mesmas propriedades de um gás nobre, mas para isso seria necessário um conjunto grande de seus átomos para medir essas propriedades. Um ponto importante para a diferenciação entre elemento e substância, confusão frequente em nossos livros didáticos e, portanto, entre nossos estudantes.

Adilson Roberto Gonçalves
Campinas, SP

***

Boas práticas
Os textos da seção Boas Práticas são os primeiros que leio na revista. Sugiro que, além das pertinentes denúncias, a seção também aborde iniciativas institucionais propositivas. Ou seja, boas notícias sobre boas práticas.

Claudia Cunha
PUC-SP
São Paulo, SP

***

Aspectos sociais da cana
A reportagem “As boas novas da cana-de-açúcar” (edição 239) faz a apologia do programa Proálcool, abordando mais especificamente os aspectos sociais. A abordagem é limitada tendo em vista a questão da biodiversidade e a monocultura da cana-de-açúcar advinda com a implantação dessa política. Além disso, como ficará agora a viabilidade de exploração econômica dessa cultura com a queda dos preços do petróleo no mercado global?

Geraldo Nonato Telles
Campinas, SP

***

Vídeos
Excelente o vídeo Drones sobre o campo. Parabéns a todos os envolvidos. Vamos precisar cada dia mais de inovações que auxiliem na otimização da produção agrícola.

Régis Vitória
Via Facebook

***

Adorei o vídeo Drones sobre o campo. O vídeo complementa muito bem a reportagem da edição 239: conhecer (um pouco) o funcionamento dos drones e seu sistema de inteligência artificial.

Priscila Mary
Via Facebook

***

O vídeo Modos de restaurar a floresta é um sonho. O desafio por si só é grande, mas possível de ser vencido. Há de se ponderar o fato de que convencer o proprietário rural da importância da área de reserva legal e outras áreas verdes não é fácil. Mas tem que começar a ser feito.

Francisco Nilton Reis
Via Facebook

 ***

Correção
Na reportagem “A batalha da Abolição” (edição 240), o primeiro nome do professor Celso Castilho, da Universidade Vanderbilt (Estados Unidos), foi grafado erroneamente como Carlos.

Cartas para esta revista devem ser enviadas para o e-mail cartas@fapesp.br ou para a rua Joaquim Antunes, 727, 10º andar – CEP 05415-012, Pinheiros, São Paulo-SP. As cartas poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza.

 


Matérias relacionadas

Especial IAC 130 anos
ASTROFÍSICA
A provável origem dos raios cósmicos ultraenergéticos
Folheie a edição 259