Imprimir

Pesquisa Brasil

Doenças de Chagas, tartaruga, figurinos e nova espécie fóssil

O imunologista Ricardo Gazzinelli, do Centro de Pesquisas René Rachou, braço da Fundação Oswaldo Cruz em Minas Gerais, e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas (INCTV), conta como pesquisadores de Minas Gerais e da Universidade Harvard conseguiram identificar o mecanismo celular capaz de conter os parasitas causadores da doença de Chagas, da leishmaniose e da toxoplasmose.

A geneticista Sarah Vargas, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), explica como a genética está sendo usada para ajudar na preservação da tartaruga-de-pente, considerada criticamente ameaçada pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

O professor da Fausto Viana, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e do Núcleo de Pesquisa Traje de Cena, apresenta a pesquisa O figurino teatral das renovações cênicas brasileiras, que analisa a história dos trajes usados nos palcos brasileiros desde o século XIX.

O paleontólogo Felipe Cordeiro, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no Rio Grande do Sul, fala sobre o Teyujagua paradoxa uma nova espécie de réptil que viveu cerca de 250 milhões de anos atrás.

Doenças de Chagas, tartaruga, figurinos e nova espécie fóssil
     

Programação musical
Respeitem meus cabelos, brancos – Chico César
O Pulso – Arnaldo Antunes
Caxangá – Milton Nascimento
Coração de Jacaré – Maurício Pereira
Retirantes – Dorival Caymmi

Apresentação: Fabrício Marques e Ricardo Zorzett
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3
Veja aqui o arquivo do Pesquisa Brasil