CARTAS

Print Friendly

Cartas | 245

ED. 245 | JULHO 2016

 

Divulgação científica
Iniciativas como o FameLab (“Talento de comunicador”, edição 244) são importantes, mas ainda poucas. Boa parte das razões para a divulgação científica no Brasil estar tão defasada está na formação dos nossos cientistas. Durante a graduação, praticamente não se fala em divulgação científica. As disciplinas de graduação pedem somente trabalhos que focam em iniciar os alunos no mundo da pesquisa. Os professores poderiam aproveitar a rica oportunidade para, vez ou outra, produzir material de divulgação científica para o público de fora da universidade, ensinando os alunos como fazê-lo e promovendo uma importante articulação com a extensão universitária. Na era digital em que vivemos, não faltam ferramentas para fazer isso de maneira efetiva, como bem exemplificou a reportagem “YouTubers na ciência” (edição 243).

João Pedro Mesquita
São Paulo, SP

***

Acesso aberto
Sobre a nota “Acesso aberto para estimular inovação” (Estratégias, edição 244), creio que a iniciativa da União Europeia vai criar pressão para que as editoras norte-americanas façam o mesmo. Só espero que o preço cobrado pelas revistas, para publicação, não seja impeditivo.

Daniel Pessoa
Via facebook

***

Deixar circular livremente o conhecimento científico de ponta abre certamente muitas possibilidades de mais pesquisas e também propicia avanços para a economia de cada nação.

Sergio Correa
Via facebook

***

Excelente iniciativa! Torço para que a conta não vá para os autores.

Jacinto Costa
Via facebook

***

Boas práticas
Falsificação de dados, plágio, fraude no nome dos colaboradores e coautores… Todas essas ações são crimes e devem ser punidas da forma mais adequada possível (nota “Cardápio variado de fraudes”, em Boas práticas).

Bruna Brandão Velasques
Via facebook

***

Revista
Trabalhei durante 27 anos na Universidade de São Paulo no setor administrativo e financeiro, dos quais 16 deles na Faculdade de Saúde Pública, inclusive no setor de convênios, no qual conheci esta revista. Os professores a recebiam e eu me interessava em consultá-la sempre que possível. Agora que estou aposentado, vou frequentemente à faculdade e procuro a revista para me inteirar dos fatos.

Edmilson Cavallini
São Paulo, SP

***

Vídeo Geogenômica
Incrível o vídeo “Geogenômica”. É uma gigantesca e eficiente forma de divulgação científica para o público geral.

Guellity Marcel
Via facebook

***

Muito legal esse vídeo! Ainda mais usando espécies brasileiras para sustentar a hipótese apresentada pelos pesquisadores.

Rick Seven
Via facebook

***

Parabenizo Pesquisa FAPESP pelo excelente vídeo produzido. Uma contribuição valiosa para as pessoas entenderem o valor da ciência para a sociedade. Desejo que a equipe da revista produza outros como este.

Tiago Eugênio
Via facebook

***

Cartas para esta revista devem ser enviadas para o e-mail cartas@fapesp.br ou para a rua Joaquim Antunes, 727, 10º andar – CEP 05415-012, Pinheiros, São Paulo-SP. As cartas poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza.


Matérias relacionadas

Folheie a edição 257
CARREIRAS
Quanto mais dados, melhor
CARREIRAS
Finep deverá injetar até R$ 400 milhões em startups