ESPECIAL

Print Friendly

Experimentações visuais

Conheça os ensaios fotográficos dos premiados na categoria Arte

Prêmio FCW 2015 | OUTUBRO 2016

 

Paisagens com formato panorâmico mostrando as manifestações políticas no Rio de Janeiro nos últimos anos e a procissão do Círio de Nazaré, em Belém (PA), compuseram o ensaio Fluxos / Contrafluxos, do fotógrafo carioca Luiz Baltar, ganhador do primeiro lugar na categoria Arte do Prêmio FCW. “Incorporei nesse ensaio experimentações visuais que venho desenvolvendo há algum tempo, juntando duas, três ou mais imagens em múltiplos ângulos”, conta. A maioria das fotos utilizadas foi feita no centro do Rio, na zona norte, nas favelas da Maré, Manguinhos, Metrô Mangueira e também em Belém, no Pará.

O segundo lugar foi ganho por Tiago Coelho, de Porto Alegre, com Balneário Alegria, que retratou a cidade de Guaíba (RS) e sua grande fábrica de celulose. A terceira colocação coube a Inês Bonduki, de São Paulo, com Linha Vermelha, que articula dois ensaios, um realizado no interior de vagões de metrô da capital paulista e outro em que registrou sessões de uma forma de dança criada na década de 1970 chamada Contato Improvisação. Os três ensaios estão nesta e nas páginas seguintes.

A atual edição do Prêmio FCW recebeu, pela primeira vez, trabalhos de fotógrafos de todos os estados brasileiros. A região Sudeste foi a que teve o maior número de inscritos, 655, seguida pela Sul, 132, Nordeste, 112, Centro-Oeste, 54, e Norte, 29. Acre, Rondônia e Roraima tiveram ao menos um ensaio concorrendo. A quantidade de trabalhos recebidos pela FCW foi recorde da premiação: 982.

***

1º lugar
Fluxos/Contrafluxos
Luiz Baltar

“Todas as imagens deste ensaio foram construídas usando múltiplas fotos, na forma de documentário imaginário, em formato panorâmico, que retratam os eventos políticos que incendiaram o Rio nos últimos anos”, explica Luiz Baltar. Na edição, as imagens capturadas foram divididas, achatadas, alongadas e repetidas.

***

2º lugar
Balneário Alegria
Tiago Coelho

Tiago Coelho registrou imagens da fábrica de celulose que fica em Guaíba (RS), cujas chaminés podem ser vistas de quase todos os pontos da cidade. “Muitos moradores defendem que a fábrica contribui na economia local, outros lutam por melhores condições na qualidade de vida da região”, diz o fotógrafo, que fez as imagens a partir do bairro Balneário Alegria.

***

3º lugar
Linha Vermelha
Inês Bonduki

Inês Bonduki frequentou por dois anos a Linha Vermelha do metrô de São Paulo nos horários de pico. “Queria fotografar a intensidade corporal e emocional dessa experiência cotidiana de milhões de paulistanos”, conta. Também fotografou sessões da dança Contato Improvisação e uniu os dois trabalhos no presente ensaio.


Matérias relacionadas

LUTA PELA MORADIA
Vencedor do prêmio FCW de Arte 2014
O LIVRO DO SOL
Vencedor do prêmio de Arte 2013
O SUFOCO DAS ESPÉCIES NATIVAS
Vencedor do prêmio de Arte 2012
ALBINOS
Vencedor do prêmio de Arte 2011
ARTE
Vencedor do Prêmio FCW 2010
ARTE
Vencedores do prêmio de Arte 2009
FOTOGRAFIA
Vencedores do prêmio FCW de Arte de 2008
FOTOGRAFIA
Vencedores do Prêmio FCW de Arte de 2007
ARTE
Vencedor do prêmio de Arte 2006
ARTE
Vencedores do FCW de Arte 2005
ARTE
Vencedores do Prêmio FCW de Arte 2004