Pesquisa Brasil

Prêmio ambiental, pesquisas sob encomenda, NetDecoder e diversidade marinha

O climatologista brasileiro Carlos Nobre vai receber na Suécia o Volvo Environment Prize, que reconhece contribuições científicas notáveis ou inovações no campo do meio ambiente e da sustentabilidade. Nobre, que se dedica a estudos sobre as mudanças climáticas e a Amazônia, conta qual a importância de ter seu trabalho reconhecido para a ciência brasileira.

Alberto Paradisi, vice-presidente de inovação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), e  Jaylton Ferreira, superintendente do Instituto de Pesquisas Eldorado, falam sobre pesquisas sob encomenda desenvolvidas em institutos privados de São Paulo que buscam atender demandas em saúde, tecnologia, agricultura e ciências sociais.

O cientista da computação e biólogo molecular Edroaldo Lummertz da Rocha explica como funciona a plataforma NetDecoder, um software que integra dados sobre sequenciamento genômico e mostra como conjuntos de genes se relacionam e afetam uma determinada patologia.

O biólogo Mário Barletta, professor da Universidade Federal de Pernambuco comenta como o avanço do desmatamento, da urbanização, do barramento de rios, entre outros fatores, causam a degradação de hábitats aquáticos que ameaça a diversidade de peixes da América do Sul, a maior do mundo.

Prêmio ambiental, pesquisas sob encomenda, NetDecoder e diversidade marinha

Programação musical:
Mawaca – Zemer Atik
Gilberto Gil – Refazenda
Tom Jobim – Wave
Lenine – Paciência

Apresentação: Fabrício Marques
Participação: Carlos Fioravanti
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Assistência de produção: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.

Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3

Veja aqui o arquivo do Pesquisa Brasil