Imprimir

Pesquisa Brasil

Ossadas de Perus, mutum-de-alagoas, mobilidade e touca inflável

O médico-legista Samuel Teixeira Gomes Ferreira, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Cidadania (MJC) e coordenador científico do Grupo de Trabalho Perus (GTP), conta como é feito trabalho de identificação de pessoas que desapareceram durante a ditadura militar e que podem ter sido sepultadas em uma vala clandestina do cemitério Dom Bosco, em Perus, zona norte de São Paulo, nos anos 1970.

O biólogo Luís Fábio Silveira, curador da seção de ornitologia do Museu de Zoologia da USP, fala sobre o mutum-de-alagoas e as estratégias e obstáculos para reintroduzir a ave, até então considerada extinta, na natureza.

Franco Giuseppe Dedini, que lidera um grupo de alunos e professores da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, explica como funcionam dois protótipos de cadeiras de rodas desenvolvidos no âmbito do Projeto Mobilidade, que visa facilitar a mobilidade a vida de quem depende desses veículos.

Ainda nesta edição, o médico Renato Rozental, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),descreve o funcionamento de uma touca inflável capaz de resfriar a cabeça de bebês com falta de oxigenação no cérebro. Já o médico Jorge Rezende Filho, professor de Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFRJ, explica os fatores e sequelas causadas por essa falta de oxigenação no cérebro de fetos.

Ossadas de Perus, mutum-de-alagoas, mobilidade e touca inflável
     

Programação musical:
A cantiga do sapo – Gilberto Gil
Mother of disappeared – U2
Água viva – Raul seixas
O céu  – Marisa Monte
Dindi – Tom Jobim (interpretação de Maria Bethânia)

 
Apresentação: Fabrício Marques
Participação: Maria Guimarães
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.

Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3