CARTAS

Print Friendly

Cartas | 254

ED. 254 | ABRIL 2017

 

Literatura infantil
A reportagem de capa “Os precursores de Lobato” (edição 253) ficou superinteressante e completa. Parabéns!

Vera Esau
Câmara Brasileira do Livro
São Paulo, SP

***
Quero parabenizar a revista pela reportagem de capa sobre a literatura infantil. Tema tão relevante do ponto de vista acadêmico e social foi abordado em um texto claro, informativo, agradável, articulado à iconografia e diagramação de qualidade. Dificilmente eu leria essa reportagem se não fosse a edição impressa de Pesquisa FAPESP. Aliás, nem as demais, também muito interessantes.

Janes Jorge
Unifesp/Campus Guarulhos
Guarulhos, SP

***

Serrapilheira
Que apareçam mais iniciativas privadas no Brasil de financiamento à ciência nesses moldes do Instituto Serrapilheira, instituição privada de Branca e João Moreira Salles (publicada on-line e nesta edição).

Frank Wyllys Cabral Lira

***

Demandas crescentes
A reportagem “Demandas crescentes” (edição 252) cita a França como exemplo de país em que não ocorre a “judicialização da saúde”, na qual um ex-ministro da Saúde brasileiro explica que os franceses não usam esse recurso pela consciência de que o governo tem suas limitações. Discordo desse posicionamento. Isso não ocorre lá porque o governo fornece os medicamentos e insumos que o paciente precisa.

Gisele Figueiredo

***

Sistema de avaliação
Modelos como o descrito na reportagem “Engrenagem em movimento” (edição 252), sobre o novo sistema de avaliação da Universidade de São Paulo, poderiam e deveriam ser adotados também no ambiente corporativo. Metas e desafios devem estar sempre alinhados aos objetivos estratégicos da empresa, porém, têm de ponderar as especificidades e especialidades individuais dos colaboradores. Isso pouco se vê nos modelos corporativos.

Denis Komninakis

***

Zika
Sinto orgulho de fazer parte da linha de pesquisa que deu origem à reportagem “Estrutura de proteína essencial à replicação do vírus zika é desvendada” (publicada on-line), apesar de não ter participado do artigo. É bom trabalhar com amigos competentes.

Nathalya Mesquita

***

Vídeo
Que vídeo espetacular (“Circuítos da caça”). Parabéns!

Esdley Moreira

Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza. cartas@fapesp.br


Matérias relacionadas

EDUARDO BONINO
Novo satélite levará sinal de internet a regiões distantes do país
ANDRÉ FELIPE CÂNDIDO DA SILVA
Historiador fala da trajetória de 90 anos do Instituto Biológico
ALINE MARIA DA SILVA
Vírus destroem bactérias e ajudam a combater doenças