Imprimir

Pesquisa Brasil

Fotografia onipresente, gene do gado e João Antônio

Inventada na primeira metade do Século 19, a fotografia revolucionou a memória coletiva e tornou-se imprescindível ao funcionamento da sociedade moderna. A professora de artes visuais da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Lívia Aquino, autora do livro Picture ahead – A Kodak e a construção do turista-fotógrafo, conta como a popularização das câmeras contribuiu para essa onipresença da imagem.

A veterinária Luciana Correia de Almeida Regitano, pesquisadora de Embrapa Pecuária Sudeste, que estuda as variações do genoma de bois da raça nelore, explica como o sequenciamento completo dos genes e proteínas do gado pode melhorar a qualidade da carne.

Morto em 1996, o escritor paulistano João Antônio vem sendo redescoberto em estudos acadêmicos. Um deles é a pesquisa de pós-doutorado Corpo a corpo com o Brasil: Os dilemas da identidade nacional em João Antônio. Para falar sobre esse estudo, que traz um amplo levantamento da produção jornalística e ficcional do escritor, conversamos com o pesquisador Júlio Cezar Bastoni da Silva, da UFSCar.

Fotografia onipresente, gene do gado e João Antônio
     

Programação musical
Gilberto Gil –  Banda Larga Cordel
Criolo – Cálice
Milton Nascimento – Notícias do Brasil
Elis Regina – Mesmo de Mentira
Karina Buhr – Dragão
Thiago França – Vila Alpina

Apresentação: Fabrício Marques
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.

Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00 e sábados às 18h, pela Rádio USP