Imprimir

Pesquisa Brasil

Bororo, olfato, buracos negros e efeito Unruh

Edgar Teodoro da Cunha (foto), antropólogo e professor no departamento de Antropologia, Política e Filosofia da Unesp, fala sobre a investigação da filmografia realizada em torno da etnia Bororo, feita pelo major Luiz Thomaz Reis em 1916 a pedido do marechal Cândido Rondon, e que teria sido o primeiro documentário etnográfico da história.

O biólogo Fábio Papes, professor da Unicamp, explica estudo que detalhou o componente genético responsável por moldar o sistema olfatório e detectou que o órgão sensorial também é modificado pelo ambiente.

O físico italiano Riccardo Sturani, professor da Universidade Federal do Rio Grande, comenta novo registro de colisão e fusão de buracos negros feito pelo Observatório Interferométrico de Ondas Gravitacionais (Ligo) e que sugere a existência de uma população desses objetos com massa mais elevada do que a conhecida anteriormente.

Ainda nesta edição, o físico Gabriel Cozzella, aluno de doutorado da Unesp, fala sobre os estudos que indicam que a atual geração de aceleradores de partículas pode realizar experimentos capazes de verificar a existência do chamado efeito Unruh.

Bororo, olfato, buracos negros e efeito Unruh
     

Programação musical:
Tom Jobim – Água de beber
Caetano Veloso e José Miguel Winik – Onquotô
Quarteto Maogani – Passatempo
Alceu Valença – Embolada no tempo
5 a seco – Feliz pra cachorro

Apresentação: Fabrício Marques
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Participação: Carlos Fioravanti
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00 e sábados às 18h, pela Rádio USP