Pesquisa Brasil

Especial PIPE 20 anos

O Pesquisa Brasil desta semana apresenta um especial sobre empresas agraciadas pelo Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). O programa da FAPESP completa 20 anos e já apoiou mais de 1.100 pequenas e médias empresas do Estado de São Paulo.

A Altave, empresa de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, utiliza balões para levar internet de banda larga a fazendas e comunidades rurais. Bruno Avena, um dos sócios da empresa, comenta as utilidades da tecnologia, que também pode ser utilizada no monitoramento de grandes eventos, como aconteceu nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

O químico Daniel Minozzi, diretor da empresa Nanox, fala sobre a produção e uso de micropartículas de prata com propriedades bactericidas.

Responsável por grande parte da produção de embriões bovinos in vitro, a In Vitro Brasil ganhou reconhecimento internacional. A coordenadora de pesquisa, Andrea Basso, explica como o PIPE estimulou o desenvolvimento da empresa.

Marcelo Poletti, um dos fundadores da Promip Manejo Integrado de Pragas, fala sobre a trajetória da empresa que cria soluções para o controle biológico de pragas agrícolas.

A Nexxto é especializada na conexão à internet de dispositivos eletrônicos usados por consumidores e empresas no dia-a-dia. Antônio Rossini, fundador e CEO da empresa, explica o conceito da chamada Internet das Coisas.

Especial PIPE 20 anos
     

Programação musical:
Cartola – Ciência e arte
Raul Seixas – Tente outra vez
Caetano Veloso – Meu bem meu mal

Apresentação: Fabrício Marques
Participação: Marcos de Oliveira
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00 e sábados às 18h, pela Rádio USP