pesquisa brasil

Ciberarqueologia, mulheres na filosofia, cogumelos verdes e morcegos urbanos

Durante o mês de janeiro, o Pesquisa Brasil reprisa as melhores entrevistas de 2017. Nesta edição:

O engenheiro Marcelo Zuffo, coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias interativas (Citi), núcleo de apoio à pesquisa da Escola Politécnica da USP, explica como funciona e quais as aplicações da ciberarqueologia, a interação entre computação e arqueologia que tem criado novas perspectivas para a pesquisa científica.

Carolina Araújo, professora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, apresenta um estudo pioneiro no Brasil que revelou um fenômeno vivenciado por pesquisadores do campo da filosofia em vários lugares do mundo: mulheres são minoria entre estudantes e docentes dessa área do conhecimento.

Pesquisadores russos e brasileiros desvendaram uma parte importante das reações químicas responsáveis pela bioluminescência de um tipo de cogumelo que emite luz verde. Cassius Stevani, professor no Instituto de Química da USP, explica essas reações.

Adriana Ruckert da Rosa, bióloga do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade de São Paulo, fala sobre a ocorrência dos morcegos em centros urbanos.

Ciberarqueologia, mulheres na filosofia, cogumelos verdes e morcegos urbanos
     

Programação musical:
Richard Strauss – Assim falou Zaratustra

Apresentação: Fabrício Marques
Participação: Maria Guimarães e Carlos Fioravanti
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00,  sábados às 18h e quintas-feiras às 2h pela Rádio USP