Imprimir

Pesquisa Brasil

Cultura primata, árvores, mimetismo animal e horror brasileiro

Durante o mês de janeiro, o Pesquisa Brasil reprisa as melhores entrevistas de 2017. Nesta edição:

O biólogo Eduardo Ottoni, professor do Instituto de Psicologia da USP, fala sobre a transmissão de práticas culturais entre macacos-prego da espécie Sapajus libidinosus, do Piauí.

O  software Airbio permite monitorar a saúde de um grande número de árvores urbanas, principalmente aquelas localizadas no sistema viário e em praças. O biólogo Sérgio Brazolin, chefe do Laboratório de Árvores, Madeiras e Móveis do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), explica como ele funciona.

Fábio Raposo do Amaral, biólogo especialista em aves e professor da Unifesp, fala sobre a semelhança entre os sons produzidos pelos jacus e os porcos selvagens e comenta as hipóteses que podem explicar esse fenômeno.

Laura Cánepa, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi-Morumbi e autora da tese “Medo de quê: Uma história dos filmes de horror no cinema brasileiro”resgata a trajetória dos filmes de horror brasileiros e comenta a importância do personagem Zé do Caixão, criado em 1967, para o cinema nacional.

     

Programação musical:
Conde e Drácula – O corvo

Apresentação: Fabrício Marques
Participação: Maria Guimarães
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00,  sábados às 18h e quintas-feiras às 2h pela Rádio USP