Imprimir

Pesquisa Brasil

Depressão em adolescentes, piramboia, e as engrenagens da floresta

O psiquiatra Pedro Pan (foto), pesquisador da Unifesp, comenta os resultados de um estudo que mostrou como uma alteração no funcionamento de uma rede cerebral associada à recompensa parece anteceder em alguns anos a instalação da depressão.

Cléo Leite, biólogo do Departamento de Ciências Fisiológicas da UFSCar, líder de um grupo de pesquisadores que analisou as características estruturais e funcionais do sistema respiratório das piramboias fala sobre a variação na frequência cardíaca que ocorre nesse peixe, mas que até então considerada exclusiva do ciclo respiratório dos mamíferos.

Quando uma floresta perde vegetação nativa, seu funcionamento pode sofrer grandes mudanças. Os chamados efeitos de borda alteram a composição de espécies animais e vegetais das florestas, assim como seu equilíbrio ecológico. A bióloga Deborah Faria, coordenadora do laboratório de Ecologia Aplicada à Conservação da Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus, na Bahia, fala sobre o funcionamento das florestas.

Depressão em adolescentes, piramboia, e as engrenagens da floresta
     

Programação musical:
Gal Costa e Bruno Ferreira – O homem de neandertal
Vinícius de Moraes e Toquinho – Tonga da Mironga do Kabuletê
Spok Frevo Orquestra – Lágrimas de folião
Tom Jobim e Elis Regina – Águas de Março

Apresentação: Fabrício Marques
Participação: Maria Guimarães
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13h, sábados às 18h e quintas-feiras às 2h pela Rádio USP e todas as segundas feiras às 13h, pela Rádio Unicamp