Imprimir PDF

Cartas | 272

Cartas | 272

Museu Nacional
Acabei de receber a edição de setembro, abri a primeira página e vi a foto do Museu Nacional destruído pelo fogo. Eu já havia visto fotos similares em outros locais, mas ao vê-la na primeira página, com uma breve legenda e mais nada, foi como um soco no estômago. Palavras não descrevem o vazio gerado por essa tragédia, mas a página em branco capturou da melhor forma o sentimento que creio ser de todos.

Gustavo Maciel Dias Vieira

***

Geologia
Creio que as pesquisas em espeleotemas sejam a chave para compreender os últimos milênios (nota “Um novo capítulo na história da Terra”, edição 271). É um registro contínuo do ambiente, cuja datação é muito precisa.

Janine Araujo

***

Vacinação
Legal a reportagem “As razões da queda na vacinação” (edição 270). Só não sei se o movimento antivacina tem tanta força para explicar a diminuição da população imunizada. O artigo fraudulento associando a tríplice viral ao autismo foi publicado em 2008, mas a queda na vacinação se concentrou em 2016 e 2017. Fica a reflexão se o fenômeno não teria a ver com outras causas, como políticas de austeridade. Por mais que o investimento na aquisição de imunobiológicos tenha crescido, não adianta ter vacinas disponíveis sem distribuição adequada e pessoal em número suficiente para aplicar e para acompanhar as crianças.

Victoria Sodré

***

Periódicos predatórios
A situação mostrada na reportagem explica a quantidade de artigos de pseudo-ciências… (“A sombra das revistas predatórias no Brasil”, edição 270).

Pedro Lucas Santos Melo

***

Vídeos
Maravilhoso o perfil do Eduardo Góes Neves. Gosto muito da forma que ele explica as coisas (“Arqueólogo da infância”).

Cristiane Amarante

***

Reflexões muito importantes sobre a nossa forma de ver o passado, a arqueologia e o nosso presente.

Priscila Cruz

***

Edição em inglês
Em nome do Consulado Geral da Áustria em São Paulo, gostaria de parabenizá-los pela excelente qualidade do material produzido e acrescentar que é um privilégio receber as edições da revista regularmente.

Marianne Schaeffer
Gerente de Tecnologia e Inovação

***

Correção
A foto da reportagem “Teorias para o desenvolvimento” (edição 270) que reúne Fernando Henrique Cardoso, Raúl Prebisch, José Serra e Aníbal Santa Cruz é de 1973 e não da década de 1960, como foi publicado.

Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza. cartas@fapesp.br