Imprimir

Podcast

Teoria da evolução, detecção de múons e as mulheres nas áreas Stem

     

Quase 160 anos após a primeira publicação de  A origem das espécies, leitores brasileiros ganharam duas novas edições do clássico de Charles Darwin. A mais recente, publicada pela editora Ubu, foi organizada e traduzida pelo filósofo Pedro Paulo Pimenta, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, que fala sobre a obra.

Em meados de setembro, múons – partículas vindas do espaço – começaram a atravessar um tanque instalado na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), na Suíça, e deixar rastros de luz que foram captados por detectores criados no Brasil. O físico italiano Ettore Segreto, professor da Unicamp, explica o funcionamento dos sensores que registraram a passagem dessas partículas.

A física Márcia Cristina Bernardes Barbosa, professora do Instituto de Física da UFRGS, aponta as razões da baixa representação das mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (Stem).

Programação musical:
Panorama Ecológico – Erasmo Carlos
Ovelha Negra – Rita Lee e Tutti Frutti
Queremos saber – Cássia Eller
Eu menti pra você – Karina Buhr
Me adora – Pitty

Apresentação: Fabrício Marques
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13h, sábados às 18h e quintas-feiras às 2h pela Rádio USP e todas as segundas feiras às 13h, pela Rádio Unicamp.