Imprimir PDF Republicar

Inovação Tecnológica

FIESP garante apoio

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, vai contar, a partir de agora, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, FIESP, na divulgação de seu Programa de Apoio à Capacitação Tecnológica das Universidades, Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento e Empresas, lançado em fevereiro deste ano. O objetivo do Programa, para o qual a Fundação alocou inicialmente recursos de R$ 5 milhões, e que teve seus primeiros três projetos aprovados neste mês, é estimular a parceria entre empresas e universidades ou outras instituições de pesquisa instaladas no Estado, com vistas ao desenvolvimento de projetos conjuntos de inovação tecnológica.

O acordo entre as duas instituições foi selado no dia 23 de outubro, em reunião na sede da FIESP, da qual participaram, o presidente da Federação das Indústrias, Carlos Eduardo Moreira Ferreira, o presidente da FAPESP e de seu Conselho Superior, Francisco Romeu Landi, o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado, Mohamed Kheder Zeyn, o vice-presidente da FIESP, Luis Michelin, e o diretor do Departamento de Médias e Pequenas Empresas da Federação, Carlos Eduardo Uchoa Fagundes.

O programa de inovação tecnológica já teve duas etapas de apresentação de propostas e a terceira está aberta, com encerramento previsto para o dia 30 de novembro. Da primeira etapa, em que foram encaminhadas à FAPESP oito propostas, com solicitação total de recursos de R$ 2,6 milhões, foram selecionados tres projetos. Um deles envolve parceria entre o Instituto de Física da USP em São Carlos e a Unimed, para implantação de uma rede de telemedicina e de apoio à prática médica, com cobertura para todo o território nacional.

Outro projeto resulta de parceria entre a Nestlé e a Faculdade de Educação da USP para alfabetização e escolarização de primeiro grau de funcionários da empresa. E o terceiro, envolve parceria entre a Escola Politécnica da USP e a empresa Perrotti Informática Comércio, Importação e Exportação Ltda, para o desenvolvimento de sistema automatizado de cópias de segurança e recuperação de arquivos backup/restore em plataformas heterogêneas.

Republicar