Imprimir

Tecnociência

Inovação nas pequenas

A FAPESP vai implementar, já a partir de maio, seu mais recente programa especial, que apóia projetos de inovação tecnológica em pequenas empresas. Anunciado no final do ano passado, esse programa aprofunda a política de estímulo à pesquisa no setor produtivo e tem um caráter completamente inovador para a Fundação, na medida em que lhe permite, pela primeira vez, aplicar recursos para pesquisa diretamente na empresa.

As normas do primeiro programa de inovação tecnológica (o de parceria empresa-instituição, que continua em curso, apresentando excelentes resultados) só permitem à FAPESP financiar a parte do projeto sob responsabilidade de uma instituição de pesquisa. A parte a cargo da empresa (de qualquer porte) tem que ser bancada por ela mesma.

No caso do estímulo para pequenas empresas, pólo dinâmico de inovação tecnológica no mundo inteiro, mas sempre carente de recursos fmanceiros, a Fundação entendeu que seria fundamental financiar diretamente suas pesquisas. Os empresários que quiserem candidatar-se à obtenção desses recursos deverão enviar seus projetos para a FAPESP até 30 de julho. Inicialmente estão sendo disponibilizados para o programa R$ 2,5 milhões.

Republicar