Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Câmara debate política de C&T

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara de Deputados e a Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia promoveram, nos dias 18 e 19 do de junho passado, no Auditório do Espaço Cultural da Câmara, o Seminário sobre Política Nacional de Ciência e Tecnologia, reunindo deputados de diversos partidos e cientistas de todo o país. No primeiro dia do encontro foram realizadas duas mesas-redondas.

A primeira, O Estado Hoje, coordenada pelo deputado Ivan Valente, PT/SP, teve como expositores o jurista Aristides Junqueira e o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Roberto Romano, e como debatedores o deputado do PMDB paulista José Pinotti e o pesquisador Geraldo Cavagnari Filho, do Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp.

A segunda mesa-redonda, A Importância da Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, também coordenada por Ivan Valente, teve como expositores os presidentes do CNPq, José Galizia Tundisi, e da SPBC, Sérgio Ferreira, e o diretor da COPPE, da UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, e como debatedores o deputado Aldo Rebelo, do PCdoB paulista, e o cientista Crodowaldo Pavan.

No dia 19, os participantes reuniram-se para debater o tema Políticas Científicas e Tecnológicas nas Universidades e nos Institutos de Pesquisa, coordenado pelo deputado do PFL paulista, Maluly Neto. Os expositores foram Antônio Wutke, ex-presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo, e os professores Eliane Azevedo, da Universidade Federal da Bahia, e Carlos Vogt, da Unicamp, tendo como debatedores o professor Ivan Izquierdo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o deputado Octávio Elísio, PSDB/MG.

A segunda mesa-redonda desse dia teve como tema Financiamento da Pesquisa, coordenada pelo deputado Roberto Santos (PSDB/BA), sendo os expositores o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, Lourival Mônaco, o presidente da Abifina, Kurt Politzer, e o professor Roberto Dagnino, da UFRGS. Os debatedores foram o cientista Warwick Kerr, da Universidade Federal de Uberlândia, e o deputado Sérgio Arouca, (PPS/RJ).

Segundo os organizadores, o seminário foi acompanhado por mais de uma centena de pesquisadores e dezenas de parlamentares e cumpriu o seu objetivo de colocar os debates sobre Ciência e Tecnologia na ordem do dia. A íntegra das exposições e dos debates será publicada.

Republicar