Imprimir PDF

Tecnociência

Laboratório de luz síncotron recebe pesquisadores

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron está recebendo, até 30 de novembro próximo, projetos de pesquisa de cientistas interessados em utilizar as estações experimentais acopladas à fonte de luz síncrotron, para a realização de estudos de materiais em níveis atômico e molecular. Os projetos inscritos até aquela data terão suas pesquisas realizados no primeiro semestre do próximo ano.

Estão prontas para a realização de experimentos as linhas e estações TGM (Monocromador de Grade Toroidal); SGM (Monocromador de Grade Esférica); SXS (Espectroscopia de Raios X Moles); XAFS (Espectroscopia de Absorção de Raios X, EXAFS, XANES); XRD (Difração de Raios X); SAXS (Espalhamento de Raios X a Baixo Ângulo); e PCR (Cristalografia de Proteínas). A partir das demandas dos pesquisadores serão instaladas novas estações, prevendo-se um total de vinte e quatro. Três das estações experimentais já instaladas receberam recursos da FAPESP.

As pesquisas no Laboratório iniciaram-se no mês passado para projetos inscritos até 31 de julho último. O formulário de inscrição encontra-se na home page do Laboratório: http://www.lnls.br.

Republish