Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Programa FAPESP-DAAD

A FAPESP e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Deutscher Akademischer Austauschdienst – DAAD) assinaram acordo para criação de um programa conjunto de bolsas para jovens doutores alemães, com o objetivo de incentivar o intercâmbio acadêmico e científico entre o Brasil e a Alemanha e sua cooperação. Por esse programa, chamado de FAPESP-DAAD, a Fundação oferece a jovens pesquisadores alemães, com doutorado e altamente qualificados, uma bolsa para participar de um projeto de pesquisa em universidade ou instituição de pesquisa no Estado de São Paulo. As bolsas devem inserir-se no programa de Projetos Temáticos da FAPESP.

Podem candidatar-se à bolsa de pós-doutoramento jovens pesquisadores alemães com título de doutor obtido recentemente (preferencialmente até há cinco anos) e com destacado desempenho científico e tecnológico. A bolsa é concedida pela FAPESP pelo período de um ano, sendo possível a prorrogação anual por no máximo mais três anos, mas jamais excedendo a vigência do projeto. O DAAD assume os custos de viagem do bolsista e de seus familiares, quando a permanência for superior a seis meses, e outras despesas complementares.

Os interessados poderão obter junto ao DAAD informações sobre os projetos temáticos da FAPESP, cujos coordenadores têm interesse em receber jovens doutores alemães. Em seguida, deverão entrar em contato diretamente com os coordenadores dos projetos temáticos. A solicitação da bolsa será encaminhada à FAPESP pelo coordenador do projeto e ao DAAD pelo candidato, assim como a documentação, que inclui carta-convite do coordenador de um projeto temático ao interessado e cartas de recomendações de dois professores de universidades alemães, destacando a qualificação do candidato e sua adequação ao projeto.

Os pedidos serão examinados pela FAPESP e pelo DAAD, cabendo a decisão sobre a concessão da bolsa a uma comissão científica de seleção nomeada pela Fundação.

Republicar