Imprimir Republicar

Estratégias

Transferência de bolsa de mestrado

A FAPESP tem registrado uma grande demanda por bolsas de mestrado por parte de pesquisadores que já dispõem de bolsas concedidas por outras agências de financiamento e que desejam transferir-se. Muitas vezes, por desconhecerem as normas internas da FAPESP para a concessão de bolsas de mestrado, os pesquisadores têm as suas solicitações denegadas.

Uma norma básica da Fundação é não conceder bolsa de mestrado com duração inferior a um ano. O prazo mínimo de duração das bolsas de mestrado da FAPESP é de 12 meses e o máximo de 24 meses, somente prorrogável por mais seis meses em caráter excepcional.

Assim, os pesquisadores que já tiverem usufruído da bolsa de outra instituição por mais de um ano não poderão ter as suas solicitações de transferência aceitas, porque não poderão cumprir o prazo mínimo exigido.Os pesquisadores que têm bolsas de mestrado de outras agências de financiamento há menos de um ano podem fazer a solicitação de bolsa e de transferência.Entretanto, a transferência só se dá quando tiverem completado seis meses ou um ano de recebimento da bolsa.

Para isto, os pedidos devem ser encaminhados à FAPESP no mínimo sessenta dias antes, isto é, quando estiverem completando quatro meses ou dez meses do recebimento da bolsa da outra instituição.

Republicar