Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Acervo paleontológico do Instituto Geológico

O Instituto Geológico inaugurou no dia 27 do mês passado as novas instalações do seu acervo e laboratório paleontológico, no mesmo dia em que se comemorava o 112o aniversário de criação da Comissão Geográfica e Geológica da então Província de São Paulo, que deu origem ao Instituto, hoje ligado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

As novas instalações, que passaram a denominar-se oficialmente Acervo e Laboratório Paleontológico Dr. Sérgio Mezzalira, em homenagem a esse geólogo e paleontólogo, reúne uma coleção constituída por aproximadamente 2.500 fósseis, distribuídos por 1.080 facultativa: espécies de invertebrados, 370 de vertebrados, 539 de vegetais e 442 amostras de organismos recentes.

O Instituto, por meio da sua Seção de Paleontologia e Estratigrafia, realiza, ainda, estudos e pesquisas voltados ao conhecimento paleontológico do Estado de São Paulo, e publica obras de referência em Paleontologia.

Na sessão de inauguração das novas instalações do acervo, reformado com recursos da FAPESP, foi realizada uma mesa-redonda com a participação de curadores de diversas coleções paleontológicas do Estado e representantes da Sociedade Brasileira de Paleontologia.

Republicar