Imprimir PDF Republicar

Política C&T

A FAPESP na FIESP

No dia 26 deste mês de maio, a FAPESP realizou, das 9 às 13 horas, no Salão Nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o seminário A FAPESP e a Inovação Tecnológica: Atuação, Evolução e Resultados dos Programas de Inovação Tecnológica. O evento, contou com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Flávio Fava de Moraes, e foi destinado a pesquisadores e empresários de base tecnológica, tendo por objetivo informar sobre os dois programas de inovação tecnológica mantidos pela Fundação – o Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas e o Programa de Parceria para Inovação Tecnológica – e os resultados já obtidos.

Às 9 horas, foi a abertura do evento. Da parte da FAPESP, estiveram presentes o presidente do seu Conselho Superior, Carlos Henrique de Brito Cruz, o diretor-presidente, Francisco Romeu Landi, e os diretores Científico e Administrativo, respectivamente José Fernando Perez e Joaquim José de Camargo Engler. Da parte da FIESP, participam o seu vice-presidente, Max Schrappe, o diretor titular do Departamento de Micro e Pequena Indústria, Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, e o diretor titular do Departamento de Tecnologia da FIESP, José Mindlin.

O programa teve o seguinte prosseguimento:

9h30 – A FAPESP e a Inovação Tecnológica, palestra do Prof. José Fernando Perez.

10h00 – Sessão de Posters, com a presença de todos os pesquisadores envolvidos nos dois programas da FAPESP, quando foram dadas informações sobre os 31 projetos aprovados na primeira fase do Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas e sobre 28 programas aprovados no âmbito do Programa de Parceria para Inovação Tecnológica.

11h00 – Projetos Concluídos de Inovação Tecnológica – Apresentação de Resultados: Síntese de Caracterização de Materiais Carbonosos Avançados, pesquisa realizado pelo Prof. Carlos Alberto Luengo, do Departamento de Física Aplicada da Unicamp, em parceria com a Usiminas; Novos Pigmentos Inorgânicos e Híbridos, à Base de Fosfatos, pesquisa realizada pelo Prof. Fernando Galembeck, do Instituto de Química da Unicamp, em parceria com a Serrana de Mineração; Desenvolvimento de Aços Elétricos, pesquisa feita pelo Prof. Fernando José Gomes Landgraf, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em parceria com a Companhia Siderúrgica Nacional; Estudo da Viabilidade Técnica da Lata Microrrecravada para Acondicionamento de Óleo Vegetal Comnestível, pesquisa feita pela pesquisadora Sílvia Tondella Dantas, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) em parceria também com a CSN.

12h00 – Questionamentos

12h30 – Encerramento

Republicar