Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Os ganhadores do Prêmio Santista

A Fundação Santista anunciou, no dia 14 deste mês, os nomes dos vencedores de seu tradicional Prêmio. Nesta 43a edição, foram contemplados os professores Aziz Nacib Ab’Saber, na área de Meio Ambiente, e Ivan da Mota Albuquerque, em Imunologia. Os professores Guarino Rinaldi Colli, do Departamento de Zoologia da Universidade de Brasília, e Edécio Cunha Neto, pesquisador do Instituto do Coração/Fundação Zerbini, receberam o Prêmio Santista Juventude.

A escolha final dos nomes foi realizada por um Grande Júri, composto por 40 autoridades, entre elas reitores de universidades, os ministros Gustavo Krause e Paulo Renato Souza, e o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo. Os prêmios serão entregues no dia 23 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes e somam R$ 140 mil. Aziz Ab’Saber é professor livre-docente da Universidade de São Paulo. Desenvolveu atividades mútiplas para a preservação de áreas naturais no Estado de São Paulo, entre elas a Serra do Japi, Serra do Mar, Juréia, Cantareira e Pedra Grande.

Hoje, dedica-se ao planejamento regional em diversas regiões do Brasil, com ênfase na Amazônia brasileira e no Nordeste seco. Ivan Mota obteve o título de doutor na Faculdade de Medicina da USP.É cientista chefe do Instituto Butantan, em São Paulo, e seu trabalho baseia-se no estudo de mecanismos regulatórios das reações anafiláticas. Nos últimos anos, dedicando-se à imunobiologia das parasitoses humanas, tem se concentrado no Tripanozoma cruzi, causador da Doença de Chagas.

Criado em 1955, o Prêmio Santista é conferido como reconhecimento à vida e à obra de personalidades, pesquisadores e estudiosos nas áreas de Ciências, Letras ou Artes. Não há inscrições. Os nomes são indicados pelas principais universidades do país e por instituições científicas e culturais. O Prêmio Santista Juventude foi criado em 1980 e é destinado a jovens de até 35 anos de idade que tenham defendido dissertação de mestrado ou tese de doutorado, ou se sobressaído em um dos ramos da premiação.

Seis áreas de premiação seguem revezamento anual: Ciências Biológicas Ecológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Agrárias, Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. A cada ano são escolhidos dois ramos em uma delas. Em 1998, dentro de Ciências Biológicas, Ecológicas e da Saúde, foram escolhidas as disciplinas de Imunologia e Meio Ambiente (Preservação e Proteção).

Republicar