Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Japão anuncia pacote econômico para P&D

Ciência e Tecnologia estão entre as áreas beneficiadas pelo maior pacote econômico já anunciado no Japão. O pacote deve criar um milhão de empregos e restaurar o crescimento econômico do país até o final do ano fiscal de 1999. O foco das medidas está no setor público e no resgate dos setores bancário e de negócios. Mas a iniciativa do governo inclui recursos para criar novos negócios através da “pesquisa comercialmente aplicável”, como informa a edição de 19 de novembro da revista Nature.

Os projetos do setor público incluirão a construção de novos campi nas universidades federais e planos para construir uma “vila internacional da ciência”, projeto apoiado pelos ministros das áreas ligadas à ciência para criar um centro internacional de promoção da pesquisa científica.

O pacote de US$ 204 bilhões destina pelo menos US$ 7 milhões a um programa de infra-estrutura social nas áreas de telecomunicações, ciência e tecnologia, educação e ambiente. O programa inclui planos para uma rede de informação de fibra ótica e um “sistema de transporte de próxima geração”, assim como um projeto para apoiar “tecnologia do futuro”, especialmente Biotecnologia. Uma parte significativa dos recursos chegará através de projetos ligados à proteção ambiental, incluindo pesquisas em endocrinologia, que aparecem como prioridade do governo.

Keizo Obuchi, primeiro-ministro japonês, disse que o pacote é o primeiro passo na direção de colocar a economia japonesa, em um prazo de dois anos, no caminho da recuperação de um padrão de crescimento. As medidas deverão ser financiadas pela terceira suplementação orçamentária do governo.

Republicar