Tecnociência

Chocolate de cupuaçu

Estão avançadas as pesquisas para a produção do cupulate, um produto análogo ao chocolate, feito com amêndoas de cupuaçu. Pouco conhecido no Sudeste, o fruto do cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum), uma árvore da Amazônia, é ovalado, com peso médio de 1,2 kg. Fornece a polpa, usada em doces, sorvetes e licores, e as amêndoas, ainda mal utilizadas – normalmente, como adubo. A situação pode mudar. Os pesquisadores Jaime Aguiar e Giorgini Venturieri, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), de Manaus, comprovaram que as sementes podem ser fermentadas e secas em uma caixa de madeira e em seguida torradas, moídas e moldadas.

Tornam-se assim uma fonte de energia: de cada quilograma de amêndoas se obtém 350 gramas de chocolate bruto em bastão. O teor de gordura e o poder calórico são equivalentes aos do chocolate comum, feito com as amêndoas de uma planta do mesmo gênero, o cacaueiro (Theobroma cacao). Na Unicamp, um grupo conduzido por Marisa Jackix, Nelson Pezoa García e Lireny Gonçalves, em colaboração com Georginni Venturieri, da Universidade Federal do Pará, trabalham na otimização dos processos de fermentação, torração, temperagem e na caracterização físico-química e organoléptica da manteiga e pós de várias espécies de Theobroma.