Estratégias

Homenagem a Crodowaldo Pavan

A Universidade de São Paulo homenageou, no dia 10 deste mês, o cientista Crodowaldo Pavan, professor emérito da USP e da Universidade Estadual de Campinas, ex-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da FAPESP, por ocasião dos seus 80 anos. Para homenageá-lo, foi organizado um simpósio, com o tema “Universidade, Pesquisa e Globalização – o Caso Brasil numa Perspectiva Histórica”, realizado na Sala do Conselho Universitário.

O evento foi aberto pelo reitor da USP, Jacques Marcovitch, seguido de conferências do professor Paulo Nogueira Neto, sobre “O Brasil e o Meio Ambiente”, do pesquisador e diretor do Instituto Nacional de Pesquisasda Amazônia, Warwick Kerr, sobre “Universidadee Bem-Estar da Sociedade Globalizada”, e do diretor científico da FAPESP, José Fernando Perez, sobre “Financiamento de Pesquisa na Era da Globalização”. À tarde, foi realizada uma mesa-redonda sobre o tema “Vale a Pena Falar em Desenvolvimento no Brasil? O papel da Universidadee da Pesquisa”, seguidada palestra “Pavan, o Homem e o Cientista”, proferida por Oswaldo Frota-Pessoa, do Instituto de Biociências da USP.