Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Lucros da inovação tecnológica

No simpósio organizado pela Anpei foram apresentados três casos de sucesso do desenvolvimento de tecnologia dentro da empresa, bem expressos em lucros e maior participação de mercado. O primeiro foi o da Embraer, relatado pelo gerente de desenvolvimento tecnológico da empresa, Hugo Borelli Rezende, que detalhou o permanente esforço de inovação tecnológica da empresa para atingir e se manter na liderança do mercado mundial de aviões a jato regionais. No caso da Johnson e Johnson, seu gerente de PeD, Antonio Carlos Ribeiro, mostrou que 41% do faturamento da empresa depende da atividade de PeDeE.

O último caso de sucesso apresentado foi o da Itautec-Philco, com destaque para os sistemas de automação bancária, terminais de pontos-de-venda e o lançamento do Infomusic, um aparelho destinado a amostragem de músicas em CD. A exposição foi feita pelo gerente de desenvolvimento e automação da empresa, Milton Shizuo Noguchi.

Na última partedo simpósio – que até o final do ano serárepetido em Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizontee Fortaleza -, o presidente da FAPESP, Carlos Henrique Brito Cruz, explicouos programas de apoio à inovação tecnológica mantidos por esta Fundação: o PITE, Parceria para Inovação Tecnológica, e o PIPE, Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas. Depois de ressaltar que o apoio financeiro da FAPESP tem por objetivo levar o conhecimento para mais perto do desenvolvimento econômico e social, Brito Cruz lançou um desafio para empresários e gerentes de PeD presentes à reunião: “Tragam sugestões e propostas para envolver empresas em projetos que gerem tecnologia e sejam interessantes para a indústria”.

Republicar