Imprimir PDF Republicar

Resenhas

Revistas publicadas em Janeiro/Fevereiro de 2001

Revista Brasileira de Ciências Sociais
2000 – número 44 

Em seu último número, a publicação quadrimestral da ANPOCS toca em vários temas da atualidade brasileira e também analisa assuntos modernos  internacionais. Entre os vários artigos presentes nesta edição: “A Gênese da Favela Carioca”, de Licia Valladares; “Xamanismo e o Contato Étnico na Amazônia”, de Aparecida Vilaça; “A Guerra do Kosovo e a Desintegração da Iugoslávia”, de João Pontes Nogueira; “Teoria Política Feminista e Liberalismo”, de Luis Miguel.

 

Revista Brasileira de História
Volume 20 – número 39 

A revista, que sempre traz excelentes artigos de ciências humanas, em seu último volume está dedicada ao tema batizado de “Brasil, Brasis”. O dossiê reúne um número de artigos destinado a entender etapas importantes da formação nacional em seus períodos mais significativos. Entre os muitos estudos: “Retrato de uma Ausência: a Mídia nos Relatos da História Política do Brasil”; “Portugal no Brasil: a Escrita dos Irmãos Desavindos”; “Os Índios e o Estado Novo na era Vargas”; “Idéias Escravagistas da Ilustração na Sociedade Escravista Brasileira”; “O Descobrimento do Brasil”; entre outros.

 

Revista USP
Número 47  

Assim como a revista citada acima, o volume mais recente da Revista USP traz o dossiê de capa “Projeto Brasil 500: Alternativas para o Século XXI”, uma boa forma de discutir os 500 anos do país sem recorrer, mais uma vez, ao passado, optando, em vez disso, pela discussão do seu futuro. Entre os vários artigos presentes nesta edição, estão os estudos de Fernando de Castro Reinach, Marcello Rollemberg, Oliveiros S. Ferreira, Ana Mae Barbosa e Francisco de Oliveira. Ainda no tomo: “Modernidade, Valor e Arte”, de Moacir dos Anjos, e artigo sobre Bach, de Toledo Piza.

Republicar