Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Expansão da soja prejudica o Cerrado

Destruição da vegetação nativa, comprometimento de importantes bacias hidrográficas, maior concentração da propriedade da terra e redução dos postos de trabalho agrícola são conseqüências da grande expansão da cultura de soja no Cerrado. As conclusões estão no estudo Expansão Agrícola e Perda de Diversidade no Cerrado: Origens Históricas e o Papel do Comércio Internacional, lançado em fevereiro pelo WWF Brasil (Fundo para a Natureza), em Brasília.

O Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo e 45% dela sai do Cerrado, na região central. Dos cerca de 30 milhões de toneladas produzidas anualmente, metade é exportada. O trabalho dos pesquisa – dores mostra que entre 1985 e 1996 houve uma redução de 19% dos postos de trabalho no Centro-Oeste, enquanto aumentava o número de propriedades entre 100 e 1.000 hectares.

O Cerrado está com 20% de sua área original. “Queremos que o Brasil seja o maior produtor de soja e de carne bovina do mundo, mas a produção e o sistema de transportes para seu escoamento devem ser acompanhados de práticas conservacionistas”, adverte o técnico do WWF Álvaro Luchiezi Jr. E exemplifica: “As nascentes das três principais bacias hidrográficas brasileiras estão localizadas no Cerrado”. Ele sugere um macrozoneamento ecológico-eco- nômico na região.

Republicar