Tecnociência

Supercondutor de plástico e barato

O primeiro material plástico dotado de propriedades supercondutoras – em que a resistência ao fluxo de eletricidade desaparece abaixo de determinada temperatura – foi desenvolvido nos Estados Unidos por cientistas da Bell Labs, subsidiária para pesquisas da Lucent Technologies. A descoberta, que resulta de um trabalho de duas décadas, em busca de um polímero orgânico supercondutor, foi anunciada na edição de 8 de março último da revistaNature .

Assinam o trabalho os pesquisadores Ananth Dodabalapur, Christian Kloc e Zhenan Bao, entre outros. Chamado de polythiophene, o material é de baixo custo e abre caminho para descobertas análogas. A existência de plásticos condutores era conhecida desde a década de 1970, mas eles mostravam certa resistência à passagem da eletricidade. A maior dificuldade era estrutural: a relativa desordem no alinhamento molecular, o que é inerente aos polímeros.

A pesquisa consistiu em produzir uma solução com o polímero, que em seguida era depositado em finas camadas sobre um substrato, proporcionando uma ordenação melhor das moléculas. Contudo, a temperatura abaixo da qual ocorreu a supercondutividade foi extremamente fria – menos 235° Celsius, mas os pesquisadores esperam elevá-la intervindo na estrutura molecular do polímero.