Estratégias

Banco de sementes para a caatinga

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) está começando a distribuir 4 mil sementes para recompor a flora de 60 hectares da caatinga na divisa dos Estados de Sergipe com Alagoas. A região foi degradada pela construção da Hidrelétrica de Xingó, entre 1987 e 1994, e pela atividade extrativista da população local. A Chesf instalou um banco de sementes de plantas da caatinga com a ajuda dos pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“Queremos melhorar a germinação e distribuir material para as comunidades poderem plantar com maior chance de sucesso”, diz o coordenador do projeto, o engenheiro Ronaldo Jucá, da Chesf. O banco genético e o viveiro de mudas funcionam na cidade de Piranhas, Alagoas.

Além de serem usadas na reparação dos danos ambientais de Xingó, também abastecem as prefeituras e moradores de toda a região. As comunidades de Mato da Onça, Xocós e Massapê já receberam as sementes. "As mudas são usadas também nas atividades de educação ambiental que a Chesf promove na área", afirma Ronaldo Jucá.