Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Faperj e Vital Brazil fabricarão genéricos

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e o Instituto Vital Brazil (IVB), ligado à Secretaria de Saúde do Rio, fecharam um termo de cooperação para fabricar dez tipos de medicamentos genéricos. O instituto conseguirá reduzir os custos de produção de sua linha de remédios, que servem os hospitais estaduais e prefeituras dos 92 municípios do Rio. Se fossem vendidos, os medicamentos chegariam à farmácia 45% mais baratos que os de marca.

O acordo faz parte do Programa de Apoio às Entidades Estaduais da Faperj, que tem o objetivo de capacitar tecnologicamente os órgãos científicos do Estado fluminense, entre eles a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Estadual do Norte Fluminense. A fundação vai repassar para o instituto R$ 815 mil para serem utilizados em testes de bioequivalência e de biodisponibilidade em dez remédios já produzidos pelo IVB para torná-los genéricos.

Os exames são exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para verificar a equivalência entre o genérico e o remédio de marca e avaliar as reações que provoca no organismo. Os testes devem estar concluídos entre seis e oito meses. Os dez medicamentos fazem parte de uma lista de 17 itens produzidos pelo IVB para o programa O Rio tem Remédio. Até o primeiro semestre de 2002, o instituto deve receber um total de R$ 4 milhões da Faperj. Os recursos serão também utilizados para reestruturar os laboratórios do Estado.

Republicar