Tecnociência

Rússia faz teste com veleiro solar

Embora sem dinheiro para competir em pé de igualdade com os Estados Unidos na corrida espacial, a Rússia continua ativa, usando todas as alternativas possíveis para continuar produzindo pesquisa de qualidade. No final de julho, os russos testaram um protótipo do primeiro veleiro espacial, o Cosmos 1. Lançada de um submarino nuclear do Mar de Barent, a nave foi financiada com dinheiro de uma organização privada, a Sociedade Planetária, de Pasadena, Califórnia, nos Estados Unidos. O objetivo da missão russa é saber como se comporta uma nave com uma vela solar e verificar se é possível viajar pelo espaço sem necessidade de combustível, apenas com a energia captada do Sol.

O coordenador do projeto, Victor Kudriashov, afirmou que os pesquisadores russos estudam há muitos anos a utilidade do vento solar para vôos não tripulados aos lugares mais distantes do Universo. Vento solar é uma corrente de micropartículas emitidas pelo Sol. A cauda dos cometas, por exemplo, sempre aponta para o lado oposto do Sol por ser formada pelo vento que varre a matéria do núcleo do cometa para o espaço.  “Ao contrário dos ventos que sopram na Terra, o solar é constante, um fluido de micropartículas que partem do núcleo do sistema solar”, disse Kudriashov à Agência Lusa.