Imprimir PDF Republicar

INCLUSÃO SOCIAL

Ampliando oportunidades

Mulheres e negros, o alvo de programas no ABC

Melhorar as chances de empregabilidade da população, especialmente entre os grupos sociais mais vulneráveis e sujeitos à discriminação no mercado de trabalho, é hoje um dos grandes desafios da região do ABC paulista, que vive profundas transformações econômicas, políticas e sociais. Preocupada em ampliar as oportunidades de emprego para mulheres e negros, a Prefeitura Municipal de Santo André sentiu necessidade de um diagnóstico confiável das dificuldades ocupacionais desses grupos. Projeto financiado pela FAPESP e coordenado por Márcia de Paula Leite, da Faculdade de Educação da Unicamp, veio responder a essa necessidade, estabelecendo para isso parcerias com, entre outros, o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

Na primeira fase do projeto (primeiro semestre de 2000), foi testada a metodologia proposta. Seus objetivos são: produzir um diagnóstico dos problemas de inclusão de mulheres e negros, nos anos 90, nos setores mais tradicionais da região – automobilístico e químico/petroquímico -, mostrando as grandes tendências de mudanças nesses segmentos e analisando a forma como os próprios atores sociais (trabalhadores, ONGs, empresas privadas, etc.) percebem essas mudanças; analisar os resultados do diagnóstico; dar um balanço das diversas iniciativas inovadoras existentes; integrar funcionários dos órgãos de gestão local e profissionais das ONGs ao processo de preparação de diagnóstico, para que possam repassar treinamentos ao fim do projeto.

A segunda fase do projeto, com término previsto para fevereiro de 2003, pretende estender a metodologia aplicada na primeira fase aos setores de comércio, de serviços e ao setor bancário. “Nossa próxima ação é um ciclo de seminários de especialistas e agentes locais, de forma a capacitá-los e envolvê-los”, diz Márcia Leite. “Paralelamente, realizaremos o estudo e diagnóstico no setor de comércio.”

Republicar