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GEOCIÊNCIAS

Trabalho interdisciplinar

Integração de atividades faz a diferença

Formar professores mais conscientes da importância de seu trabalho, envolvidos com o aperfeiçoamento curricular e trabalhos de grupo foi o objetivo da pesquisa coordenada por Maurício Compiani, do Instituto de Geociências da Unicamp. Iniciado em março de 1997 e finalizado em fevereiro de 2001, o projeto foi financiado conjuntamente pela FAPESP, CNPq e Finep. Atingiu nove escolas públicas estaduais, com alunos de 5a a 8a séries, das regiões de Campinas e Jaguariúna e envolveu 13 professores bolsistas das disciplinas de ciências, geografia, história, português e matemática.

“Sua dinâmica foi centrada no professor e não numa unidade escolar. Íamos trabalhar a geociência com ciências e geografia, mas o interesse dos professores de outras disciplinas fez com que os incluíssemos no processo, desenvolvendo atividades integradas e mais interdisciplinares”, explica Compiani.

A realidade de cada escola serviu de base para a escolha dos temas. Por exemplo: a moradia dos alunos, o tipo de terreno ocupado, o trabalho e a profissão de seus pais permitiram juntar discussões de matemática e geografia. Narrativas sobre o tema da água, dos caminhos percorridos de sua nascente até o abastecimento final da população, puderam ser exploradas sob o ponto de vista da geografia e de português. As atividades desenvolvidas no projeto podem ser vistas nosite http://www.ige.unicamp.br/laboratórios/lrdg/index.html – também vão compor um CD-ROM que será distribuído às escolas participantes.

Na avaliação de Compiani, o trabalho foi bem-sucedido e isso se deve a quatro aspectos: o papel do conteúdo específico no processo de ensino-aprendizagem; a adoção de orientações construtivistas; a escola como um dos ambientes sociais de construção de conhecimentos; e a relação teoria-prática no processo de socialização profissional do professor.

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