Tecnociência

Gene a serviço das artes plásticas

A ciência não é fonte habitual de inspiração para pintores e artistas plásticos. Mas, estimulados pela publicação no início do ano da primeira versão de toda a seqüência do genoma humano, sete artistas da Eurora, Ásia e América do Norte produziram obras de arte sobre esse tema para uma exposição intitulada Working Drafts (algo como Rascunhos de Trabalho), em cartaz na TwoTen Gallery, de Londres. Usando as mais diversas formas de expressão (fotografia, escultura, cerâmica e, obviamente, pintura), os criadores conceberam quadros e instalações que exploram conceitos como DNA, genes e nucleotídeos, as bases nitrogenadas que formam o código genético e são comumente representadas pelas letras A, C, G e T.

Na tela, Built to Order, da americana Chis Habib, o observador vê três pares de cromossomos vermelhos (e outros tantos não coloridos, apenas com seu contorno delineado) sobre um fundo formado pelas letras do código genético. A exposição fica em cartaz até 11 de janeiro e a entrada é gratuita. Quem gosta do casamento de ciência e arte, mas não puder visitar a galeria a tempo de ver as obras de Working Drafts não precisa ficar chateado. Criada em 1994 pelo Wellcome Trust, um fundo que financia a pesquisa científica, a TwoTen é especializada em organizar amostras cujo tema central é biologia e cultura. Sempre há algo nessa linha exposto em suas dependências.