Imprimir PDF Republicar

Energias alternativas

Apoio estratégico para a indústria nacional

USP de São Carlos investe em energias alternativas

O Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, desenvolve pesquisas de ponta com energias alternativas, polímeros condutores para aplicação aeroespacial e tratamento de resíduos, entre outras investigações de interesse estratégico para a indústria nacional. A modernização dos laboratórios foi financiada com recursos do Programa de Infra-Estrutura da FAPESP.

Os investimentos contribuíram para a reforma e ampliação das áreas de pesquisa. O novo laboratório do Grupo de Eletroquímica, por exemplo, ocupa atualmente o antigo prédio da oficina mecânica do Instituto de Química. Ali, seis professores coordenam as pesquisas com energias alternativas com células a combustível, dispositivos eletroquímicos para converter energia química em energia elétrica.

As novas instalações vão permitir, por exemplo, a expansão das áreas de testes de protótipo com células a hidrogênio, conhecidas como células a combustível de eletrólito polímero sólido, foco de interesse do grupo, como explica Francisco Carlos Nart. “Com a nova estrutura pretendemos desenvolver protótipos de 2kW(quilowatt), capazes de mover pequenos veículos, como os utilizados em campos de futebol para transporte de jogadores machucados”, prevê.

O Laboratório de Eletroquímica Interfacial (LEI), outra área de pesquisa do Instituto de Química, também foi beneficiado. Lá são realizadas pesquisas para o desenvolvimento de polímeros condutores para aplicação aeroespacial, de interesse do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e da Embraer.O uso desses polímeros condutores envolve ainda a preocupação com a proteção à corrosão, que pode ocorrer em outros tipos de condutores, explica Arthur de Jesus Motheo, da equipe do laboratório.

Esses estudos já renderam um recente pedido de patente, em novembro de 2001. O LEI também desenvolve pesquisas na área de eletroquímica ambiental, com degradação de resíduos em efluentes.

Republicar