Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Energia gerada com biogás de esgoto

Dentro de alguns anos, o Brasil poderá ganhar uma nova matriz energética com grandes vantagens ambientais: o biogás extraído do esgoto. Para que isso se torne realidade, o Centro Nacional de Referência em Biomassa (Cenbio), entidade ligada ao Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (IEE-USP), firmou um convênio com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) que prevê a realização de um conjunto de estudos e testes para a geração de energia elétrica a partir da utilização do biogás produzido em sistemas de tratamento de esgotos.

“Para testar o processo, serão instaladas na Estação de Tratamento de Barueri, na Grande São Paulo, duas microturbinas a gás, cada uma com capacidade para 30 quilowatts (kW) de potência”, afirmou Suani Teixeira Coelho, secretária executiva do Cenbio e pesquisadora do IEE. As microturbinas, fabricadas pela empresa norte-americana Capstone, utilizam a mesma tecnologia das turbinas de avião, porém, adaptadas para a geração de energia elétrica.

A pesquisadora estima que, em função do pequeno porte das turbinas, do tamanho de uma geladeira, elas serão ideais para geração de energia nos pequenos municípios brasileiros. Paralelamente aos testes que serão feitos em Barueri, o Cenbio vai acompanhar as atividades das plantas industriais que produzem energia elétrica a partir do biogás extraído de esgoto nos Estados norte-americanos da Califórnia e da Pensilvânia.

Republicar