Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Um projeto para contar a vida

Só com a realização de um projeto mundial, semelhante ao do Genoma Humano, será possível descrever todas as espécies vivas da Terra. O biólogo ambiental inglês David Leslie Hawksworth, da Facultad de Farmacia de la Universidad Complutense, de Madri, propõe, com outros pesquisadores, um projeto de 25 anos para identificar e classificar todas as espécies vivas. No ritmo atual, os pesquisadores levariam 800 anos para terminar o trabalho.

“Comparativamente, sabemos muito sobre as estrelas, mas pouco dos seres vivos com quem compartilhamos nosso planeta”, observou Hawksworth ao jornal espanhol El País. Já ocorreu pelo menos uma reunião sobre o tema, nos Estados Unidos, para começar a se planejar esse projeto internacional de biodiversidade. De acordo com o biólogo, hoje se conhecem cerca de 1,8 milhão de espécies, mas a estimativa é de que existam 15 milhões, embora alguns especialistas apostem em muito mais.

Um dos problemas é que certos grupos de organismos são menos conhecidos do que outros. Segundo o relatório Avaliação da Biodiversidade Global de 1995, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, se conhecem 90% das plantas com floração, mas apenas 5% das espécies de fungos. Se não houver um investimento da comunidade científica para descrever todas as espécies, parte delas poderá ser extinta sem que esclareçam questões importantes para o homem e o ambiente.

Republicar