Estratégias

As plantas faxineiras do solo

Os Estados Unidos estão investindo numa nova estratégia para descontaminar solos degradados. A Thlaspi caerulescens, da família Brassicaceae, uma plantinha rasteira, de delicadas flores brancas ou rosadas, é um dos principais focos das atuais pesquisas sobre fito-recuperação, o uso de plantas para degradar, remover ou estabilizar componentes tóxicos de solo ou água contaminados. Sete universidades norte-americanas estão recebendo um total de US$ 2,22 milhões da Fundação Nacional de Ciência (NSF) e da Agência de Proteção Ambiental (EPA) para estudar plantas que possam limpar o solo de metais pesados e produtos químicos.

Três projetos investigarão componentes ge- néticos das plantas, um deles com o objetivo de determinar os genes responsáveis pela hiperacumulação de metais pesados na Thlaspi caerulescens. Identificados, esses genes poderiam ser usados para desenvolver transgênicos com a mesma capacidade de recuperação do solo. Serão estudadas outras herbáceas da família Brassicaceae, que con- centra mais de 25% de todas as espécies conhecidas com essa capacidade de recuperação do solo. O retorno do investimento é promissor: estima-se que o custo com a limpeza de solo contaminado atinja a casa dos bilhões.