Tecnociência

O cerrado sob ameaça

O artigo de capa da edição de março da revista BioScience, publicação oficial do Instituto Americano de Ciências Biológicas, do pesquisador brasileiro José Maria Cardoso da Silva com a co-autoria do norte-americano John M. Bates, afirma que o cerrado, que inclui hábitats de floresta e savana, é o segundo maior bioma (conjunto de ecossistemas) da América do Sul, mas está entre os mais ameaçados do continente. Silva, também diretor para a Amazônia da organização não-governamental Conservation International, diz que, no Brasil, há poucas reservas.

E, pior, elas estão mal distribuídas pelo ecossistema, fazendo com que uma importante parte da diversidade ambiental do cerrado esteja à mercê das plantações de arroz e soja. A saída apontada é: implementar mais reservas, proibir novos projetos que possam causar impacto negativo sobre a flora e fauna da região e desenvolver tecnologia de modo a ajudar os agricultores a melhorar a produtividade das terras já cultivadas, impedindo, assim, o avanço das plantações.