Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Robôs disputam copa de futebol

Um animado campeonato de futebol foi disputado entre os alunos da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo no dia 8 de junho. Só que os titulares dos times eram robôs, construídos por alunos do segundo ano da Grande Área de Mecânica da Escola, que compreende os cursos de Engenharia de Produção, Mecânica, Mecatrônica e Naval. A competição, disputada desde 1990 com o nome de Campeonato de Protótipos, este ano foi rebatizada de Robocopa, porque aconteceu na mesma época em que estava sendo disputado o mundial de futebol na Ásia. A prova é parte da disciplina Introdução ao Projeto de Sistemas Mecânicos, ministrada pelo professor Nicola Getschko.

O professor ressalta que a competição familiariza o estudante com todo o processo de projetos em engenharia. “O aluno idealiza, monta e depois utiliza o robô na competição.” Esse tipo de estudo faz parte da metodologia Hands off  (Mão na massa), que estimula o estudante a executar projetos nos quais coloca em prática o que aprendeu nas aulas. Participaram da disputa 39 equipes, com oito alunos cada. “O grande diferencial da vencedora foi criar uma placa que funcionava como goleiro”, conta Getschko.

A placa era ejetada do carro, abria-se em três partes e atuava como obstáculo para o gol. O campeonato está integrado a um circuito internacional de campeonatos similares, o Robocom, vinculado ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Seis alunos serão escolhidos para compor a equipe que representará a escola paulista na disputa internacional que será disputada em Boston, em agosto, com alunos da Alemanha, Coréia do Sul, França, Inglaterra e Japão. Eles têm de fazer parte das três primeiras equipes mais bem classificadas na Robocopa e apresentar um bom desempenho acadêmico.

Republicar