Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Casca de coco e cereais revestem móveis

Um designer com formação tecnológica uniu os conhecimentos adquiridos nas duas áreas para desenvolver peças que têm como matéria-prima casca de coco, de arroz, babaçu e outros materiais. Formado em design pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e em tecnólogo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), Eduardo Queiroz trabalha com materiais encontrados principalmente no Nordeste do país para fazer placas destinadas a pisos, cabeceiras de cama, mesas, armários e revestimento de banheiros. O conhecimento em mecânica é utilizado no desenvolvimento de máquinas para a produção de diversos objetos e materiais. Queiroz começou seu trabalho como designer em São Paulo, produzindo botões, calçados e bolsas, feitos com casca de coco e pedras brasileiras, destinados à exportação.

“Mas o consumo da casca era mínimo, considerando o total produzido no país”, conta Queiroz. Ele então decidiu ampliar o aproveitamento do material e produzir pisos do endocarpo do coco, a parte interna da casca. A primeira providência foi se instalar em Alagoas, pela proximidade da matéria-prima. E começou a desenvolver máquinas que transformam o endocarpo do coco, esférico, em placas de pastilhas e outras peças com múltiplas aplicações. Para aproveitá-lo integralmente começou a fazer pastilhas quadradas em vez de discos redondos. “É mais fácil trabalhar com o formato quadrado no processo industrial”, diz. Os maiores compradores das peças produzidas pela sua empresa, a Ecom, são as indústrias de móveis e os arquitetos.

Mas o empresário já vislumbra outros horizontes. “Vamos fornecer placas de coco com encaixe e polimento para a Europa e os Estados Unidos, que já querem peças prontas, sem necessidade de mão-de-obra”, conta. A Ecom está instalada há três anos em Maceió, mas a tecnologia é fruto de seis anos de pesquisas e experimentos feitos por Queiroz. Além das placas de casca de coco, a empresa trabalha com uma linha de granulados que têm em sua composição misturas como babaçu com arroz, cascas de cereais e outras. O material, quebrado em grãos de vários tamanhos, passa por um processo de prensagem a quente, com resina especial.

Republicar