Tecnociência

Economia de 18% em pesquisa

Um trabalho do pesquisador Adroaldo Rossetti, da Embrapa Agroindústria Tropical – unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em Fortaleza, Ceará – mostrou que é possível reduzir o custo da pesquisa com árvores frutíferas e outras plantas perenes arbóreas em 18%, em média. Esse tipo de planta geralmente tem longa vida. Por isso os experimentos precisam ser mantidos no campo vários anos e, durante esse tempo, além de estarem sujeitos a alterações devido a mudanças climáticas, carecem de insumos agrícolas para controle de plantas daninhas, pragas e doenças; de fertilizantes e corretivos de acidez, irrigação e mão-de-obra para tratos culturais, colheitas, etc., pois ocupam grandes áreas de plantio e exigem pessoal treinado.

O que Rossetti fez, depois de sete anos de trabalho, foi demonstrar que é possível usar maior número de repetições dos tratamentos (parcelas) em menor área experimental. Chama-se repetição ao número de vezes que uma parcela (conjunto de plantas) aparece no experimento ou blocos de parcelas da mesma variedade, por exemplo, plantadas uma ao lado da outra. Os pesquisadores plantam repetidamente parcelas de um tratamento para evitar que duas variedades colocadas uma só vez, uma do lado da outra, beneficie uma delas que esteja em um local onde eventualmente tenha maior disponibilidade de água e/ou nutrientes.

O objetivo é observar as diferenças entre as variedades e fazer melhoramentos na espécie, de modo a aumentar sua saúde e produtividade. Por meio de análise estatística, Rossetti indica que sua metodologia de maior número de repetições em parcelas menores permite obter maior uniformidade no experimento, melhora a qualidade das pesquisas e diminui os custos. O trabalho saiu na revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (abril de 2002), publicação em português e inglês. Aparentemente, o estudo causou impacto. “Tenho recebido um número enorme de pedidos de mais informações de pesquisadores do mundo inteiro”, diz Rossetti.