Estratégias

Narcotráfico desabriga pássaros

Aves de 115 espécies em extinção – entre elas a raríssima Eriocnemis miribilis, que por mais de 30 anos julgou-se desaparecida e foi redescoberta em 1997 – estão sendo expulsas de seu hábitat na Colômbia (Nature, 2 de agosto). A conclusão é de um estudo que aponta como causa os desmatamentos em curso nos Andes colombianos – santuário dos pássaros ameaçados – por causa da proliferação das plantações ilegais que alimentam o tráfico de drogas.

Segundo Maria Alvarez, autora do estudo e pesquisadora do Museu de História Natural de Nova York, o crescimento das lavouras de coca e papoula de ópio, matérias-primas para a produção de cocaína e heroína, é alarmante. Porém, a pesquisadora não responsabiliza nem os fazendeiros que se dedicam ao cultivo ilegal nem os traficantes pela devastação. Como o avanço para os Andes se deve ao desmantelamento das plantações ilegais na Amazônia colombiana, a pesquisadora prefere jogar a culpa nas autoridades locais e norte-americanas que combatem as atividades do tráfico no país. E na economia global, que ela acusa de tolher os lucros dos plantadores de banana ou café, por exemplo.