Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Iniciativas premiadas

Uma incubadora mineira, outra de Limeira (SP) e uma empresa cearense foram as grandes vencedoras do Prêmio Anprotec 2002. A Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas indicou a Incubadora de Empresa de Base Tecnológica em Informática de Belo Horizonte (Infosoft-BH) como a ganhadora na categoria de empreendimento de base tecnológica.

Além de várias empresas com casos de sucesso na área de informática, a incubadora também tem iniciativas pioneiras, como o ensino de planos de negócio a distância e a divulgação de conhecimentos para 1.200 professores de graduação universitária e de segundo grau, com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora nos cursos que ministram. Na categoria empresa do ano, a vencedora foi a Nuteral, que teve sua gestação na incubadora do Parque de Desenvolvimento Tecnológico (Padetec) da Universidade Federal do Ceará (UFC) (veja matéria na edição 79 de Pesquisa FAPESP) para o desenvolvimento e produção de suplementos nutricionais.

O prêmio para a incubadora tradicional (que não abriga empresas de tecnologia de ponta) foi para a Núcleo de Desenvolvimento Empresarial Incubadora de Limeira. Em três anos, ela aglutinou 18 empresas com faturamento total de R$ 2,8 milhões, gerando mais de cem postos de trabalho. Uma das empresas, a ZZF, de um ex-torneiro mecânico, aproveita a vocação da cidade na área de bijuteria, desenvolvendo e produzindo ferramentas para esse setor.

Republicar